quinta-feira, 24 de maio de 2007

Cópias de filmes em HD DVD e Blu-ray podem se tornar legais

Compartilhe este texto via Twitter


Associação negocia com estúdios para que o usuário possa fazer pelo menos uma cópia por disco, abrandando críticas ao DRM

Sob um novo acordo de licenciamento em fase de finalização, os consumidores poderão ter o direito de fazer diversas cópias legais de filmes em HD DVD e Blu-ray Disc que comprarem, uma concessão da indústria cinematográfica que pode abrandar as críticas de que as tecnologias de DRM (digital rights management) são muito restritivas.

O acordo, se apoiado por estúdios e produtores de filmes, pode permitir ao consumidor fazer cópias de backup caso o disco original estrague ou mesmo fazer uma cópia para o servidor de mídia doméstico, disse Michael Ayers, representante do grupo da indústria que licencia o sistema de prevenção à cópia AACS (Advanced Access Content System).

O AACS é usado nos discos HD DVD e Blu-ray, novos formatos de DVD em alta definição, para prevenir cópias não-autorizadas dos filmes.

A associação representada por Ayers, chamada AACS Licensing Adminstrator, está negociando com empresas que usam o AACS, como Sony, IBM, Disney, Warner Bros. e Microsoft, para implantar o conceito de cópia gerenciada, que reduziria as críticas contra o DRM.

O objetivo é garantir que os estúdios concordem que o usuário possa fazer pelo menos uma cópia do filme, disse Ayers. Segundo ele, as empresas de conteúdo poderiam cobrar mais por versões Premium dos títulos, que permitiriam fazer mais cópias.

Do ponto de vista da tecnologia por trás da proposta, um sistema de servidores, administrado pelos estúdios, poderia habilitar a autorização para cópias. “Estamos otimistas que os estúdios verão isso como benefício, já que aumentará vendas”, disse Ayers.

Fonte do CTRL+C: PC WORLD

0 comentários:

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!