terça-feira, 22 de maio de 2007

Ciência quer criar capa de invisibilidade de Harry Potter

Compartilhe este texto via Twitter
harry potter, capa de invisibilidade


Para o personagem Harry Potter, nada é mais simples do que fazer um objeto se tornar invisível. Mas agora o simpático aprendiz de bruxo tem um rival: a tecnologia, que pretende apresentar em dois anos os primeiros protótipos de uma capa de invisibilidade.

Partindo "das freqüências da luz visível, é imaginável a criação de um dispositivo probatório em um prazo de cinco anos, ainda que as aplicações práticas levem mais tempo", afirmou John Pendry, o teórico britânico que há um ano dedica sua carreira à invisibilidade. Em outubro passado, Pendry e seus colegas conseguiram ocultar um cilindro de cobre de pouco mais de 10 cm ao iluminá-lo com um feixe de luz eletromagnética.

A experiência não funcionava à luz visível, mas no espectro de freqüências de radar e se limitava a duas dimensões para simplificar o experimento. Com isso, ficou demonstrado que a invisibilidade não é fruto apenas da imaginação dos escritores.

A luz tem tendência a se deslocar em linha reta. Albert Einstein foi o primeiro a demonstrar que essa trajetória poderia ser curva pelo poder gravitacional de uma estrela. Alguns materiais, como a água, também possuem a propriedade de desviar a direção da luz. Mas, para que a luz se esquive de um volume pré-definido - cujo conteúdo ficaria oculto dos olhares para todos os ângulos de visão -, é preciso que se recorra a materiais que ainda não foram inventados: os "metamateriais".

Assim como a água do rio muda seu curso quando encontra uma rocha, as ondas luminosas também seguem seu caminho sem obstáculos, mas com um ângulo diferente. A técnica aplicada, no entanto, é bastante diferente da utilizada para ocultar aviões de guerra, algo que se consegue reduzindo ao máximo as ondas que eles refletem.

Quando se introduz um pedaço de pau na água, se tem a impressão de que ele está quebrado. Os metamateriais deveriam, portanto, ter um índice de refração negativo. "Não existe em estado natural nenhum material com índice negativo", afirmou Frédéric Zolla, do Instituto Fresnel de Marsella. A solução para isso seria a estruturação de materiais existentes para dar a eles essa propriedade.

A natureza mostra o caminho a seguir, com o nácar - substância encontrada no interior das ostras - ou os élitros - asas traseiras - dos insetos. "Suas cores mutáveis não se devem a pigmentos, mas sim a microestruturas que refletem a luz de forma diferente", ressaltou o pesquisador.

Como as ondas infravermelhas dos radares têm apenas alguns milímetros de longitude, é relativamente fácil inventar um material com capacidade para desviá-las, como no experimento de Pendry. Alguns pesquisadores adiantam que não será possível obter a invisibilidade no conjunto das freqüências eletromagnéticas e, principalmente, que é impossível um aprendiz de bruxo conseguir ver o que acontece no exterior de sua capa.

Fonte do CTRL+C: Terra

12 comentários:

Anônimo disse...

eu achei legal o seu blog mas se vc criou esse blog sobre o harry potter vc tinha q ter mmais coisas sobre ele data de nascimento o q ele gosta de fazer e tdo mais ta ok xau fui .

Anônimo disse...

acho a mesma coisa, q o outro comentário,vc deveria colocar + coisas sobre harry + fotos, assim seu blog ficaria nota mil...

beijinhos...
e xauzinho...
LAÍS...

Anônimo disse...

harry eu sei que vc � vai ver isso mais eu goto muito muito de vc pode saber disse te amo!

Anônimo disse...

achoo qe poderiia colocar + coiisas
tipow uma galeriia de fotos excluus
um bloOg não control + c
bju

Anônimo disse...

[b]nossa show

Anônimo disse...

80

Anônimo disse...

naum gostei do bjo do harry no ultimo filme



=]

Anônimo disse...

nau gostei do beijo de harry

Anônimo disse...

harry ou daniel ñ importa so quero q saibao in love you

Anônimo disse...

harry ele e super bonito e hermione tambem

Anônimo disse...

odiei o beijo do harry no ultimo filme
mais os filmes estão cada vez melhor
amo demais o harry potter e sua turma elas entraram na minha vida de uma tal forma que agora vai estar difilcil de sair
não quero que o harry acabe tenho medo de tudo acabar
mais obrigada por fazer ele existir

Anônimo disse...

herry continue sempre assim pois eu o adoro muito
beijos
esterfania

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!