quarta-feira, 13 de junho de 2007

Nanotubos de carbono revolucionam resfriamento de computadores

Compartilhe este texto via Twitter
Tecnologia é utilizada em novo produto, que contém um cooler líquido para eliminar calor com mais eficiência que coolers de ar

O fornecedor de coolers para computadores OCZ anunciou nesta terça-feira (12/05) seus planos de utilizar a tecnologia de nanotubos de carbono em seu produto de dissipação de calor, o HydroJet.

O Hydrojet contém um cooler líquido que resfria um chip CPU com mais eficiência do que coolers de ar. O calor do chip é recolhido pela água, que transita por uma base de contato de nanotubo de carbono que leva o calor da água e atua como um dissipador de calor. Este processo de dois estágios tira mais calor de um chip CPU quente do que o resfriamento por ar.

Nanotubos de carbono são uma forma de carbono, graphene, conhecida como alotropia, que é feita em folhas compactas, com um ou dois átomos de espessura, e que rolam em tubos parecidos a arames, que tem o diâmetro de nanômetros.

Este material tem características de condução termal mais eficientes que o cobre, material tradicional utilizado em dissipadores de calor. Ele elimina mais calor de um objeto na mesma temperatura de um ambiente.

O material do nanotubo curiosamente apenas conduz calor em uma direção, junto ao eixo do tubo, diferente do cobre. Esta questão não faz diferença no caso do resfriamento do CPU.

O HydroJet foi desenvolvido para tornar possível que os usuários consigam resfriamento líquido para chips CPU de alta capacidade.

O OCZ conquistou a tecnologia através da aquisição da PC Power & Cooling em maio deste ano. Ainda não foram divulgados preços e disponibilidade do produto.

*Chris Mellor é editor da Techworld em Londres

Fonte do CTRL+C: PC WOLRD

0 comentários:

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!