segunda-feira, 20 de agosto de 2007

O que é Inteligência Artificial (IA)?

Compartilhe este texto via Twitter
Bom, eu não sei o que é.

Eu poderia ser poético e dizer que "Os pensamentos estão na dimensão dos sonhos e a Inteligência Artificial é a sua projeção na realidade".


Eu também posso usar minha IA (Inteligência Artificial) e pensar sobre a essência da IA. (claramente tudo que minha IA pensar sobre uma IA, será uma definição sobre si própria e portanto necessariamente recursiva).

A primeira que aparece quando penso em IA é que ela não é algo que se aprende, mas algo que se esquece. Talvez isso seja somente um slogan, mas no fundo tudo que começamos a aprender sobre a IA nos restringe a nossa busca por entendimento, isso pode ser bom por nos tornar rápidos em responder algo, mas também nos torna míopes e devagar em entender o processo completo.

Tenha uma coisa na cabeça, se nós soubéssemos o que um bebê sente e pensa dentro da barriga de sua mãe, nós teríamos sistema de IA muito melhores nos dias de hoje.

Este campo é muito complicado porque ele não segue as leis de Lavousier de conservação de energia, pois quando as pessoas estão sozinhas envolvidas por silêncio, este silêncio pode-se tornar um barulho ensurdecedor em suas cabeças. Enquanto que um concerto com altos decibéis pode trazer paz.

A pergunta é "O que uma pessoa pode fazer para aprender IA então?".

Nada seria uma resposta preguiçosa e possivelmente depressiva. Mas algumas vezes ela pode ser a melhor resposta possível. Pois tem vezes que fazer algo vai apenas piorar as coisas (Por exemplo quando uma mulher está chorando e você tenta interagir com ela de forma a entender porquê).

Aja!!!! Pode ser uma boa resposta e é umas das que eu mais gosto. Porque você inicialmente tenta, se der certo você continua, e se der errado você simplesmente muda seu comportamento.

Pensar... (sim ela é uma resposta e auto explicativa).

O dinheiro (como uma recompensa) pode facilmente explicar porque nenhuma das respostas sozinha é a melhor:

* Se você está perdendo dinheiro então você não deve ser do tipo que pensa e certamente quer agir, mas sempre acaba não fazendo nada.
* Se você está ganhando muito dinheiro então você não deve ser do tipo que relaxa (faz nada) e certamente quer pensar, mas acaba sempre só agindo impulsivamente.
* Se você não tem dinheiro você não deve ser do tipo que age e certamente quer ficar sem fazer nada (relaxar), mas sempre acaba somente pensando.

Então minha dica é: IA é algo que você tem que tentar, que você tem que pensar e algumas vezes relaxar aprecianco ela. Ela não está escrita nos livros (porém eles são de grande ajuda), ela está muito mais cravada na sociedade, vou precisa arrancá-la. A resposta não está aqui, ela está aonde você quer que ela esteja. Porque ela está aonde você quer vê-la. Ela muito mais provavelmente está se escondendo e criando ilusões dentro de sua cabeça.
(Danilo V. Vargas)

Fonte do CTRL+C: GEAR - Inteligência Artificial

0 comentários:

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!