quinta-feira, 24 de maio de 2007

Estudo descobre que golfinhos falam dialeto galês

Compartilhe este texto via Twitter


Golfinhos que vivem próximos à costa do País de Gales, assobiam, silvam e gemem num dialeto diferente daquele dos golfinhos que vivem na costa oeste da Irlanda, disseram cientistas.

Diferentes meio ambientes podem ter contribuído para que os mamíferos desenvolvessem tipos distintos de vocalização ou "dialetos", disse Simon Berrow da Fundação para os Golfinhos e a Vida Selvagem de Shannon.

Berrow supervisionou uma tese de mestrado do estudante Ronan Hickey, da Universidade do País de Gales, que analisou 1.882 assobios de golfinhos no estuário de Shannon e golfinhos nariz-de-garrafa da Baía de Cardigan, no País de Gales. O estudo descobriu 32 categorias de sons diferentes, das quais oito foram produzidas apenas por animais de Shannon.

"A idéia de que os sons são diferentes não é uma noção ruim — você espera que a informação seja diferente dada a diversidade das áreas onde eles vivem", contou Berrow à Reuters, acrescentando que ele vai usar os dados para criar um dicionário de sons e levar a pesquisa adiante, se o tempo e o dinheiro permitirem.

Fonte do CTRL+C: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!