quarta-feira, 23 de maio de 2007

Vídeo usa filmes da Disney para explicar direito autoral

Compartilhe este texto via Twitter
Um vídeo publicado no YouTube explica em linguagem leiga as leis americanas de direitos autorais (Copyright) e de Fair Use (uso justificado). O vídeo usa fragmentos de desenhos animados dos estúdios Disney e é uma provocação à gigante de Hollywood.

Segundo o blog da revista Wired, o professor Eric Faden e seus alunos da Universidade de Bucknell, na Pensilvânia, utilizaram fragmentos de desenhos animados da Disney para montar um vídeo que explica o básico das leis de proteção de direitos autorais e de uso justo nos Estados Unidos. Foram usados pequeníssimos trechos de dezenas de produtos Disney, cada um deles de menos de um segundo.

O vídeo é uma provocação e uma resposta aos estúdios Disney, que têm jogado pesado contra supostas infrações de Copyright. O site britânico PC Pro já havia divulgado que executivos da Disney estariam pressionando o YouTube para tirar do ar conteúdo Disney, apesar do fato de que muitos dos vídeos se enquadrariam como Fair Use.

O Fair Use é uma lei americana que permite que pequenos fragmentos de trabalhos protegidos por direito autoral possam ser usados para fins educacionais, jurídicos, jornalísticos e até mesmo para paródias. A lei, obviamente, aplica-se apenas em território americano e acaba, inadvertidamente, causando discussões acaloradas em outros países.

A Wikipédia em português, por exemplo, retirou do ar todas as imagens protegidas por direito autoral - não há uma lei de uso justo em Portugal nem no Brasil, os dois países que mais contribuem para a enciclopédia comunitária em nosso idioma. Imediatamente, dois partidos foram formados, um contra e o outro a favor do Fair Use, quase causando sua cisão.

O vídeo da universidade de Bucknell está, por enquanto, disponível no YouTube (atalho: dtmurl.com/aiq) e tem uma cópia na escola de Direito de Stanford (atalho: dtmurl.com/air). No final do vídeo, após os créditos, o professor Faden adicionou uma paródia das já tradicionais cenas extras dos filmes Disney. O personagem Mike Wazowski, de Monstros SA, exclama: "espero que você pegue uma cópia deste vídeo", aludindo ao fato de que este poderá ser retirado do YouTube em breve.

Fonte do CTRL+C: Terra

Assista ao vídeo (inglês):

0 comentários:

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!