quarta-feira, 20 de junho de 2007

Com tela holográfica, game pula fora da TV

Compartilhe este texto via Twitter
Sistema cria imagens 3D que aparecem apenas para usuário envolvido no jogo.
Tecnologia pode ser utilizada para dar mais realidade a videogames.


Imagine poder jogar um game on-line no qual os monstros a serem combatidos pulam para fora da TV e ficam pairando no ar bem em frente ao jogador. Isso é o que promete uma tela computacional que rastreia o movimento dos olhos, gerando um vídeo holográfico tridimensional que apenas o usuário envolvido pode ver. O protótipo da TV, desenvolvido pela empresa alemã SeeReal, é a maior tela de vídeo holográfica desenvolvida até hoje.

Os hologramas recriam toda a luz que viria de um objeto como se ele realmente estivesse em frente ao usuário. A superfície, ou tela, refrata o brilho da luz para gerar ondas que se interferem umas nas outras para criar o efeito 3D. Entretanto, é necessária considerável energia processada para calcular como a tela deve desviar a luz para produzir um holograma móvel e visível de qualquer ângulo.

O protótipo da SeeReal, ainda em preto e branco, torna os cálculos simples o suficientes para serem feitos por um computador tradicional, utilizando duas câmeras para rastrear a visão do usuário. O sistema reproduz apenas as imagens essenciais, tornando assim a reprodução viável –- quanto mais imagens, maior a necessidade de energia para o processamento, diminuindo a velocidade e a qualidade das imagens.

Ao invés de intensificar as resoluções e as necessidades da tela para níveis impossíveis, a empresa utiliza uma tecnologia que limita as necessidades da tela e seus ângulos de refração correspondentes. Outra técnica utilizada é a do sub-holograma, que permite áreas de hologramas menores por ponto da cena, com sua forma e tamanho ligados proximamente à cena 3D que é vista.

Fonte do CTRL+C: G1.com.br

1 comentários:

Anônimo disse...

Há um tempo atrás vi algo parecido na revista veja, sobre hologramas. Me parece que está tecnologia já está bastante avançada e se não me engano já há TVs sendo vendidas com essa tecnologia.

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!