domingo, 17 de junho de 2007

Nova fonte de energia transforma calor em eletricidade

Compartilhe este texto via Twitter
Físicos americanos desenvolveram um pequeno dispositivo que transforma calor em eletricidade de forma ultra-eficiente. A técnica pode reciclar o calor excessivo gerado por computadores, economizando energia.

Segundo o site Science Daily, o dispositivo, desenvolvido na Universidade de Utah, funciona em duas etapas. Primeiro, transforma o calor em ondas sonoras. Em seguida, transforma as ondas sonoras em eletricidade.

O processo, segundo o pesquisador Orest Symko, é bem simples mas muito eficiente: "conseguimos desenvolver uma nova fonte de energia renovável, que reutiliza energia desperdiçada em forma de calor". Symko planeja testar a nova tecnologia em um radar militar e nas caldeiras de aquecimento de água da universidade, dois lugares em que muita energia se perde em forma de calor.

Ao gerar eletricidade, o dispositivo retira calor do ambiente ou de algum objeto. Como efeito colateral, esse objeto acaba sendo resfriado. O dispositivo pode, portanto, alimentar parcialmente um computador usando o próprio calor gerado por ele.

Isso reduz a necessidade de energia externa para alimentar os circuitos e pode até dispensar o uso de resfriamento forçado, que também gasta energia. Em um PC, por exemplo, a nova fonte de energia substituiria o "cooler", garantindo o resfriamento do processador e reutilizando a energia que seria perdida em forma de calor.

O site eWeek especula que o processo pode, por exemplo, deixar os laptops mais frios e estender a carga da bateria por várias horas. Se aplicada em datacenters e CPDs, a tecnologia pode reduzir drasticamente o consumo de eletricidade.

De acordo com o comunicado de imprensa da Universidade de Utah, a pesquisa foi financiada pelo Exército dos Estados Unidos.

Fonte do CTRL+C: Terra

1 comentários:

Anônimo disse...

este site è uma merda ?????????

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!