Ontem, 17 de Julho de 2007, o Airbus 320 da TAM que transportava 186 pessoas de Porto Alegre para São Paulo no vôo 3054, derrapa na pista, atravessa a Avenida Washington Luís e colide com o prédio da TAM Express causando explosão e incêndio.
Infelizmente no Brasil é preciso que tragédias como essa aconteçam para que as devidas providências sejam tomadas (ou não).
Mais uma vez vamos ouvir que a causa foi uma série de coincidências, o piloto passou do ponto de pouso e acelerou já na pista, a chuva, a pista recém reformada que ainda estava sem as ranhuras. Estava sem as ranhuras mas foi liberada e o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou há dois meses que a pista apresentava perfeitas condições de uso.
O mais importante acho que não é procurar o verdadeiro culpado, e sim trabalhar para que não aconteça denovo, medidas terão que ser tomadas.
O aeroporto continua em operação com a pista auxiliar que possui 500 metros a menos do que a pista principal e que as ranhuras ainda estão em fase de conclusão.
Esse foi um acidente anunciado, era pra ter acontecido antes, não aconteceu por sorte, dizem alguns pilotos. Ainda esta semana, na Segunda-Feira dia 16, um avião ATR 43, da Pantanal, derrapou e parou no gramado que divide as duas pistas. Em janeiro deste ano um avião da Varig também derrapou e interropeu as atividades do aeroporto de Congonhas por 50 minutos.
A TAM se mostra muito irresponsável e fica tentando se esconder e demoraram bastante para divulgar a lista de passageiros, não mostraram o mínimo de respeito com amigos e familiares das vítimas.
Até agora os bombeiros já confirmaram que 165 pessoas morreram.
Infelizmente no Brasil é preciso que tragédias como essa aconteçam para que as devidas providências sejam tomadas (ou não).
Mais uma vez vamos ouvir que a causa foi uma série de coincidências, o piloto passou do ponto de pouso e acelerou já na pista, a chuva, a pista recém reformada que ainda estava sem as ranhuras. Estava sem as ranhuras mas foi liberada e o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou há dois meses que a pista apresentava perfeitas condições de uso.
O mais importante acho que não é procurar o verdadeiro culpado, e sim trabalhar para que não aconteça denovo, medidas terão que ser tomadas.
O aeroporto continua em operação com a pista auxiliar que possui 500 metros a menos do que a pista principal e que as ranhuras ainda estão em fase de conclusão.
Esse foi um acidente anunciado, era pra ter acontecido antes, não aconteceu por sorte, dizem alguns pilotos. Ainda esta semana, na Segunda-Feira dia 16, um avião ATR 43, da Pantanal, derrapou e parou no gramado que divide as duas pistas. Em janeiro deste ano um avião da Varig também derrapou e interropeu as atividades do aeroporto de Congonhas por 50 minutos.
A TAM se mostra muito irresponsável e fica tentando se esconder e demoraram bastante para divulgar a lista de passageiros, não mostraram o mínimo de respeito com amigos e familiares das vítimas.
Até agora os bombeiros já confirmaram que 165 pessoas morreram.
7 comentários:
Concordo principalmente com a necessidade urgente de se evitar que acontecem outros.
Sobre esconder as informações eu entendo a importancia de só divulgar uma lista quando se tem certeza absoluta.
Tudo bem, também acho, mas pelo menos a lista dos passageiros que fizeram o checkin eles deveriam passar aos parentes.
O que não dá é deixar eles receberem a notícia através de uma rádio.
Eu ainda não consigo entender o motivo da pista estar aberta.
Amigo, muito bem escrito tudo isso acima, parabens.
http://blogdosaul.wordpress.com/luto/
A TV record mostrou imagens gravadas pela Infraero onde se vê um avião semelhante ao da TAM pousando normalmente com velocidade correta e, logo em seguida, o air bus com velocidade bem superior ao primeiro. A câmera está imóvel mas dá para ver o imenso clarão da explosão. É cedo para tirar-se conclusões mas pelo que mostra o vídeo, o avião estava com velocidade excessiva ao pousar.
Veja o vídeo no estadão de hoje aqui.
Rogério, também acho que é cedo para tirar conclusões de quem esteva errado neste acidente.
Mas não dá pra entender como uma pista fica aberta antes do término das obras.
A pista agora está fechada, e por que isso não foi feito antes?
Por achismo, eu também acho que o erro foi do piloto, mas talvez a tragédia pudesse ter sido evitada se a pista estivesse com as ranhuras.
Saul, obrigado pelo comentário.
Sobre as 'ranhuras' (os grooves), acho que pela velocidade que eu vi o avião no video que passou no jornal da globo, não sei se seriam capazes de evitar.
Por que os grooves são para tentar ajudar o avião não derrapar, e pelo que vi, o avião estava com uma velocidade muito alta, e não me pareceu derrapar, e sim passar vuado ... LoL
Sabe-se lá o que aconteceu ... as caixas pretas (são mais de 1 neh ?) foram ou estão sendo enviadas para os Estados Unidos para serem abertas, ainda tem que ver se teve algum problema, porque nesses segundos que o piloto passou vuado na pista, ele pode ter comentado algo, que revele uma falha tecnica ou humana ... sei lá
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