sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Extensões do Firefox úteis para blogueiros

Compartilhe este texto via Twitter
Lista com extensões do Firefox úteis para blogueiros (ou não) e suas respectivas descrições.



Não é regra, mas se é útil para mim pode ser útil para você. São extensões que eu uso constantemente e certamente o trabalho seria mais difícil se não fossem elas.

Bom, primeiro de tudo você precisa ter instalado o Firefox em seu computador, se ainda não instalou, faça o download.


Depois de baixar e instalar o Firefox é hora de instalar as extensões. O processo é simples, basta ir à página que eu vou indicar, clicar em "Install Now" que irá aparecer as instruções para a instalação, depois basta reiniciar o Firefox para começar a usá-las.

  • AdSense Notifier:
    Mostra os resultados do AdSense na barra de status do Firefox.
    A extensão mostra o número de impressões de anúncios, número de cliques, CTR, ganhos e média de custo por clique. Quem já utiliza essa extensão deve ter percebido que ela pede seu login e senha, que deveriam ser utilizados para logar na sua conta do AdSense assim que abre o Firefox. Mas existe um bug nela que faz isso não acontecer, e ai você precisa logar manualmente no AdSense para ela começar a funcionar.
    Eu modifiquei um arquivo da extensão e corrigi o problema, quem quiser pode pegar ele clicando aqui, depois faça uma busca no seu computador para localizar o arquivo problemático e substituí-lo.

  • Brief:
    Sem dúvida o melhor agregador de feeds para o Firefox.
    Ele tem recursos parecidos com os do Google Reader, a diferença é que está ligado diretamente ao seu navegador, e te informa sobre atualizações nos feeds atravéz de uma mensagem discreta. Interage diretamente com os favoritos do navegador, com isso você assina os feeds normalmente e ele já irá detectar automaticamente. Possui recursos de pesquisa nos feeds, marcar as notícias como lidas e não lidas ou ainda como "starred". Clique na imagem ao lado para ter uma idéia melhor de com ele é.

  • Firebug:
    Essa extensão tem tantos recursos que eu não sei exatamente o que ela faz.
    A princípio eu instalei essa extensão para detectar facilmente erros de Javascript, depois eu descobri que ela tem outros recursos como "Explore the DOM", "HTML/CSS Edit". É muito útil quando você precisa fazer uma modificação no layout e não sabe como vai ficar. Com essa extensão você pode editar o HTML ou CSS e ver ao vivo como estão ficando as alterações. As opções são tantas que não cabem todas aqui, veja mais informações no site.

  • QuickNote:
    Uma ótima extensão para notas rápidas.
    Ela até poderia ser melhor, você só pode guardar no máximo 4 anotações, mas é bastante útil quando você precisa guardar alguma informação e não sabe onde colocar para não esquecer.

  • SEO For Firefox:
    A SEO for Firefox foi uma dica muito boa que uma vez eu vi no BrPoint, e utilizo até hoje.
    O Bruno indicou a extensão pelos seus vários recursos, mas na ocasião não falou daquele que eu acho que seja o mais usado nela: "marcação de links com nofollow". Tudo bem que isso poderia ter sido feito de várias formas, um UserCSS para Stylish ou um UserJS para Greasemonkey, mas como não utilizo a primeira e a segunda fica a maior parte do tempo desativada, e ainda por outros recursos da SEO for Firefox, eu fiquei com ela mesmo. Outro bom recurso da extensão é o "Lookup This Page", que vai mostrar várias informações sobre o site, como: PageRank, Links no Technorati, número de páginas indexadas pelo Google, entre outras.

Bom, essas são as extensões que eu utilizo e recomendo, se você tem alguma sugestão (ou se não tiver também :D), deixe um comentário.

Se você ainda não baixou o Firefox, aproveite para fazer o download agora.



Veja também:

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu já tinha feito algo parecido, mas com 17 extensões.

(e não fala pra ninguém: o correto é opcional, sem o i)

Anônimo disse...

É mesmo =D
Nem tinha prestado atenção, peguei o modelo de formulário pronto.

Depois eu vou corrigir.

Dei uma olhada rápida na sua lista (estou meio com pressa) e tem uma que eu iria colocar, a Web Developer. Não coloquei porque percebi que utilizo bastante ela, mas para o blog eu nunca usei. Então para deixar uma lista mais redonda (5 extensões) eu resolvi cortar depois que o post já estava pront. Mas é mesmo uma ótima extensão.

Depois volto ao seu post para olhar com mais calma.

Anônimo disse...

Não posso deixar de sugerir uma excelente extensão de minha autoria. :) Ad Publisher Tools.

Ela bloqueia seus cliques no AdSense e permite achar fácil o endereço dos anunciantes (assim é fácil bloqueá-los, se for o caso).

Anônimo disse...

Alberto, sua idéia é sim muito boa. Mas pra mim ela tem uma deficiência.

Ela bloqueia todos os anúncios, e não apenas os seus. O ideal seria você escolher quais anuncianes você deseja bloquear os clicks, ai ela vai ficar perfeita.

Anônimo disse...

A Firebug é, disparada, a extensão mais importante no meu dia-a-dia. Como trabalho com desenvolvimento de XHMTL/CSS, necessito muito da extensão pois auxilia, principalmente, na procura de certos bugs com CSS que podem vir a aparecer.

Anônimo disse...

e ae fera blz ?

pow o arkivo modificado do adsense ñ ta no mas no teu server ..

http://rodlac.789mb.com/nsAdsensenotifier.js

vlw ..

Anônimo disse...

na verdade é o 789mb q tá fora do ar ..

flw's ..

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!