domingo, 25 de novembro de 2007

Rope Skipping - Pulando cordas

Compartilhe este texto via Twitter

O Rope Skipping, e não Hope Skipping como apareceu no programa Tudo é Possível da Rede Record de TV, é um esporte que está chegando agora ao Brasil, mas que já existe há décadas nos EUA. É a transformação de uma brincadeira de criança (pular corda) em uma atividade física.



Rope Skipping


A primeira vez que vi uma performance do esporte, foi no filme Jump In! do Disney Channel, posteriormente vi uma apresentação de um grupo no quadro Se vira nos 30 do Domingão do Faustão

Desde então eu vejo cada vez mais crianças na rua se divertindo com o esporte.
"Em 1969, o norte-americano Richard Cendali, nesse tempo jogador de futebol americano, ao cumprir parte de seu treinamento em que deveria pular corda por um longo período de tempo – o que considerava monótono e cansativo – começou a inventar novas maneiras de tornar seus treinos mais agradáveis, explorando diferentes manejos para brincar e saltar com a corda.

Sendo professor de Educação Física em uma escola infantil, Cendali decidiu ensaiar suas idéias nas aulas de Educação Física Escolar aplicando-as com seus alunos, os quais gostaram tanto que ajudaram-no a criar outros novos saltos e truques, usando cordas grandes e pequenas.

Com os estimulantes resultados obtidos, Cendali investiu na formação de um grupo para realizar apresentações em seu próprio país e pelo mundo afora. Três anos mais tarde, estava fundado o primeiro grupo de Rope Skipping, chamado Skip Its, que permanece até hoje com a mesma denominação e alguns de seus primeiros integrantes."

conta o site Pular Corda


O Rope Skipping foi integrado ao Double Dutch, que é a prática em que uma (ou mais) pessoas saltam entre duas cordas.

Hoje é muito comum ver movimentos trazidos do Hip Hop sendo usados para saltar entre as duas cordas, o que deixa a apresentação muito mais bonita.

Assita a um vídeo que mostra bem o que estou falando:


Veja também:

13 comentários:

Anônimo disse...

existe isto tb ha tempos em um dos espetáculos do cirque du soleil, Chamado Quidam. A encenação chama carrocel.

^^ mto legal.

Anônimo disse...

Em São Paulo tem uma escola de esporte (Moventis - até onde sei a única), que tem este curso tanto para adultos como para crianças. Pois rope skipping não é simplesmente pular corda como quando criança, tem muitas "manobras" que é legal aprender. É só ver o filme acima ou no site www.pularcorda.com.br
Nas maioria dos programas de TV ou matérias de jornais, que aparece este esporte, são gravados lá nesta escola ou com o pessoal de lá. Quem quiser ai esta o site para entrar em contato www.moventis.com.br

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM PODE ME INFORMAR QUE TIPO DE CORDA SERIA MELHOR, P/ PRATICA DO ESPORTE...TENHO UM PROJETO COM ADOLESCENTES DA ZONA RURAL, E GOSTARIA DE DESENVOLVER ESTA NOVA MODALIDADE, TENDO EM VISTA QUE ELES, SAO BONS EM ACROBACIAS....E ESTE E UM ESPORTE ESPETACULAR, QUE DEVERIA ARREBENTAR EM NOSSO PAIS...

Anônimo disse...

eu puloo melhor que todos

Anônimo disse...

Andressa eu te pegoo fla que é melhor mais neim sabee pulaa

Anônimo disse...

oi bem tenho uma equipe de double dutch e é um esporte que todos gosta o nome da minha equipe é saldo com cordas demos blog e videos no you tube e alem da nossa pagina no orkut tambem
www.saldocomcordas.blogspot.com

Anônimo disse...

piriquito

Anônimo disse...

EU GOSTEI MUITODE PESQUISAR SOBRE ISSO

Anônimo on 2 de julho de 2009 às 10:18 disse...

As melhores cordas para prática são as de bloquinhos, para adquirir cordas de Rope skipping entre no site WWW. Interalia.com.br

Daniel Mota on 15 de julho de 2009 às 12:04 disse...

O Rope Skipping é um esporte novo, mas que já tem representantes no Brasil.
A Confederação Brasileira de Rope Skipping - Pular Corda, fundada em 2009, é a única entidade nacional reconhecida como soberana do esporte no nosso país, pela FISAC/IRSF - International Rope Skipping Federation, ou seja, a Federação Internacional de Rope Skipping.
A CBRS é fruto do trabalho de uma equipe de professores da Educação Física, que fundaram os primeiros grupos brasileiros (Unijump - Grupo de Rope Skipping da UNICAMP, Corda de Rua, Puladores de Corda, Interália dentre outros) e que mantém estreito relacionamento diplomático com os grupos praticantes de todos os países do mundo.
A única árbitra internacional de Rope Skipping é a nossa presidente, profªa Ana Sato, que arbitrou o Mundial de RS na África do Sul em 2008.
Estamos agora finalizando o Camp Panamericano de RS em San Juan, Porto Rico, e traremos mais novidades do esporte para divulgar a modalidade em todas as regiões do país.
Quem quiser mais informações, visitem o portal do Rope Skipping, em www.cbrs.com.br ou www.brasilquepula.com.br.
Abraços,
Daniel Mota
Secretário Geral CBRS

Anônimo disse...

nossa eh irado

jaqueline disse...

Nossa muitoo bom!!!
adoreiiiiiii...arrasaram!!

como q faço pra aprender???

bjosss

Anônimo disse...

nao consegui acessar as fotos do orkut

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!