quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Avião A380 fará vôo de demonstração no Brasil

Compartilhe este texto via Twitter

A Airbus informou nesta quarta-feira que pretende realizar, em dezembro, vôos de demonstração com o gigante A380 no Brasil. O pouso (dia 9) e a decolagem (dia 10) devem ocorrer no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. A Airbus informou que só depende de autorização das autoridades brasileiras.



Comparação do Airbus A380 com o Boeing B767


O vice-presidente da Airbus para América Latina, Rafael Alonso, informou que o avião que virá ao Brasil será configurado para cerca de 500 passageiros e será apresentado a autoridades e empresários. A aeronave partirá da França, passará pela Argentina e pousará em São Paulo. No dia 10, o avião parte de Cumbica (Guarulhos) direto para a França.

Segundo a Airbus, o avião precisa de uma pista com 45 metros de largura e de 2,6 mil metros de comprimento para o pouso e decolagem de demonstração e Guarulhos atende às especificações.

Se fosse uma operação regular, a aeronave precisaria também de pistas mais largas para manobrar e pontes de embarque de dois andares para comodidade dos passageiros.

O Brasil, no entanto, não deve ter o avião em operação tão cedo. A única empresa da América Latina que encomendou o A380 foi a Aerolíneas Argentina, e só deve recebê-lo em 2011, segundo a Airbus.

Outras duas companhias que operam vôos para o Brasil e que estão na lista de clientes Airbus são Lufthansa e Air France, que recebem os primeiros A380 em 2009, mas não devem operá-los em rotas que incluam o Brasil antes de 2010.

A Airbus informou que, em 2007, até hoje, bateu o recorde de encomendas recebidas com 1.221 aeronaves. Durante todo o ano de 2006 foram cerca de 850 pedidos. As entregas de 2007 somarão 450 unidades até dezembro. A carteira de pedidos tem mais de 3.000 aviões, ou seja, cerca de sete anos de produção da Airbus.

OceanAir

No Brasil, além da frota da TAM, a OceanAir anunciou hoje que vai operar 41 aviões da empresa européia, considerando os pedidos firmes e as opções. A primeira unidade deve chegar no início de 2009.

O pedido firme, de 28 aeronaves, está avaliado em US$ 2,65 bilhões. Se exercer as opções, os 41 aviões exigirão investimento de US$ 3,5 bilhões. Os pedidos incluem os Airbus-A330-200, A319 e A320.

Veja o vídeo do primeiro vôo do A380, clique aqui.

Veja também:


Fonte do CTRL+C: Folha Online

1 comentários:

Anônimo disse...

Só não pode querer pousar por aqui, é arriscado demais.. hehe, é melhor passar voando msm, quem viu, viu. Melhor do q ve-lo esbagaçado no chão.

Abraços!

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!