domingo, 18 de novembro de 2007

Tire suas dúvidas sobre a TV Digital

Compartilhe este texto via Twitter

Minha televisão vai funcionar com a TV digital? Que canais posso assistir? Tenha resposta para as perguntas mais freqüentes



No próximo dia 2 de dezembro, os telespectadores paulistanos vão testemunhar um momento histórico para a televisão brasileira: o nascimento da TV digital aberta. Junto com a chegada do sinal digital à casa do telespectador, aparecem também as dúvidas. Minha TV está pronta para a TV digital? Quanto vai custar o conversor? Que canais poderei assistir?

Confira a seguir a resposta para algumas das dúvidas mais comuns sobre o novo sistema de transmissão de TV brasileiro.

Quais são as vantagens da TV digital?
Qualidade de imagem é uma das principais vantagens da TV digital. Com um receptor digital, os telespectadores da TV aberta não sofrerão mais com chuviscos e fantasmas, nem terão que recorrer ao bom e velho “bombril” na antena para poder assistir à novela das oito.

Além disso, a TV digital proporciona imagem com maior definição (a resolução média da TV analógica é de 480 linhas, enquanto na digital a resolução máxima é de 1.080 linhas) e cores mais vivas, além de som mais rico (a transmissão suporta até seis canais de som - Dolby Digital -, enquanto a analógica suporta somente dois - mono e estéreo).

O formato da imagem no sistema digital é widescreen (16:9), como a tela de cinema, diferente do padrão analógico (4:3). Enquanto no sistema analógico a emissora pode enviar apenas um programa por vez, no digital é possível enviar até seis programas simultaneamente, permitindo variar a programação ou oferecer uma experiência mais rica, como assistir um jogo a partir de câmeras diferentes.

Além disso, é possível receber informações junto com a programação, como detalhes do que aconteceu no último capítulo da novela, dados estatísticos em um jogo de futebol ou a sinopse de um filme. Por fim, é possível interagir com a programação, votando no time mais cotado para ganhar uma partida pelo controle remoto, por exemplo.

Quando vão começar as transmissões de TV digital?
No dia 2 de dezembro, em São Paulo. Segundo o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, a partir de janeiro de 2008 a transmissão começa em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em julho, a TV digital deve chegar às demais capitais e a partir de dezembro de 2008, às cidades-pólo no Brasil inteiro. Em 2009, o sinal digital deve chegar ao resto do Brasil.

Veja outras perguntas e respostas sobre a TV Digital no especial do IDG Now!

Veja também:


Fonte do CTRL+C: PC WORLD

0 comentários:

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!