quinta-feira, 1 de novembro de 2007

O Google vai apresentar a API do OpenSocial

Compartilhe este texto via Twitter

O Google está planejando lançar o OpenSocial esta noite, um novo conjunto de APIs que formam uma plataforma comum de programação especificamente criada especificamente criada para usar em sites de redes sociais populares.



A plataforma de desenvolvimento permitirá que desenvolvedores criem aplicações de terceiros para serem executadas em seus sites, sem ter que aprender uma nova plataforma e reescrever seus componentes para cara um deles.

A nova plataforma não funcionará apenas na rede social do Google, o Orkut, mas também já existe suporte para até pelo menos uma dúzia de empresas e redes sociais, incluindo Oracle, Salesforce.com, Hi5, iLike, LinkedIn, Slide, Ning, Friendster e Plaxo. Já tem desenvolvedores trabalhando no Flixster, iLike e RockYou. O Facebook, que recentemente aceitou a oferta de se juntar à Microsoft, não se econtra na lista de sites que vão suportar a API.

O Google também tinha planos adicionais para o futuro com as APIs do OpenSocial, permitindo que eles acessar os dados disponíveis no Gmail e home pages personalizadas (iGoogle). Após o lançamento esta noite, deve haver mais informações disponíveis no OpenSocial no site do Google e um sandbox para o desenvolvimento do Orkut.

Veja também:


Traduzido do: SlipperBrick

1 comentários:

Jonas Thomaz de Faria on 22 de agosto de 2009 às 13:06 disse...

Estou com um projetinho que intenção de apresentar os conceitos da plataforma de uma maneira mais prática e ir discutindo e apresentando os recursos de acordo com a necessidade.
O Tópico inicial do projeto esta em: http://www.opensocialbr.com.br/aplicativo-orkut-opensocial-turista-virtual
Aqueles que quiserem acompanhar, dicas de recursos para implementar, criticas, tudo será bem vindo.
O projeto também esta disponível pra download lá no site.
Algumas das coisas que eu implementei ai são:
- uso do oauth para autenticação do usuário;
- utilização de requests;

Quem estiver interessado fica ai o convite.

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!