"Na internet nada se cria, tudo se copia"; Esse é o slogan do Blog do CTRL+C e eu sou totalmente favorável à idéia. Foi navegando no TRETA que eu encontrei um post onde ele citou o termo Copyleft e então eu resolvi adotar o símbolo como favicon do blog.
O ícone do Copyleft é bem parecido com o ícone do Copyright (©), a diferença é que ele é invertido como pode ser visto na imagem ao lado, e por isso algumas pessoas me perguntaram o que significava ele, e também se eu tirei isso da minha cabeça.
Não, isso não saiu da minha cabeça, e foi seguindo o link sugerido no próprio TRETA que aponta para um artigo na Wikipédia, que eu consegui mais informações para tentar explicar o que é Copyleft.
Copyleft é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual, sendo assim diferente do domínio público que não apresenta tais restrições. "Copyleft" é um trocadilho com o termo "copyright" que, traduzido literalmente, significa "direitos de copia".
O termo ficou popular na década de 80 ao ser associado à licença GPL.
A idéia do Copyleft é dar ao usuário a liberdade de modificar e republicar qualquer software, obra, texto ou qualquer coisa que esteja sob a licença, desde que, claro, sejam mantidos os créditos do autor e seja distribuído sob a mesma licença (no caso do copyleft completo).
Existem dois tipos de Copyleft: o Copyleft parcial e o Copyleft completo.
Copyleft parcial:
O copyleft parcial exime algumas partes do trabalho das obrigações do copyleft ou de alguma forma não impõe todos os princípios do copyleft.
Copyleft completo:
O copyleft completo é aquele em que todas as partes de um trabalho (exceto a licença em si) podem ser modificadas por autores seguintes. Você pode copiar, modificar, mas tem que distribuir sua cópia ou modificação com a licença do Copyleft.
Portanto, sinta-se livre para copiar este ou qualquer outro post do Blog do CTRL+C, mas não esqueça do backlink citando a fonte. :)
Veja também:
0 comentários:
Postar um comentário