domingo, 28 de outubro de 2007

Copyleft: O que é?

Compartilhe este texto via Twitter

"Na internet nada se cria, tudo se copia"; Esse é o slogan do Blog do CTRL+C e eu sou totalmente favorável à idéia. Foi navegando no TRETA que eu encontrei um post onde ele citou o termo Copyleft e então eu resolvi adotar o símbolo como favicon do blog.



Símbolo do CopyleftO ícone do Copyleft é bem parecido com o ícone do Copyright (©), a diferença é que ele é invertido como pode ser visto na imagem ao lado, e por isso algumas pessoas me perguntaram o que significava ele, e também se eu tirei isso da minha cabeça.

Não, isso não saiu da minha cabeça, e foi seguindo o link sugerido no próprio TRETA que aponta para um artigo na Wikipédia, que eu consegui mais informações para tentar explicar o que é Copyleft.

Copyleft é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual, sendo assim diferente do domínio público que não apresenta tais restrições. "Copyleft" é um trocadilho com o termo "copyright" que, traduzido literalmente, significa "direitos de copia".

O termo ficou popular na década de 80 ao ser associado à licença GPL.

A idéia do Copyleft é dar ao usuário a liberdade de modificar e republicar qualquer software, obra, texto ou qualquer coisa que esteja sob a licença, desde que, claro, sejam mantidos os créditos do autor e seja distribuído sob a mesma licença (no caso do copyleft completo).

Existem dois tipos de Copyleft: o Copyleft parcial e o Copyleft completo.

Copyleft parcial:
O copyleft parcial exime algumas partes do trabalho das obrigações do copyleft ou de alguma forma não impõe todos os princípios do copyleft.

Copyleft completo:
O copyleft completo é aquele em que todas as partes de um trabalho (exceto a licença em si) podem ser modificadas por autores seguintes. Você pode copiar, modificar, mas tem que distribuir sua cópia ou modificação com a licença do Copyleft.

Portanto, sinta-se livre para copiar este ou qualquer outro post do Blog do CTRL+C, mas não esqueça do backlink citando a fonte. :)

Veja também:

0 comentários:

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!