Já pensou em transportar suas aplicações web para desktop? Com o Adobe AIR agora ficou fácil fazer isso.
Adobe Integrated Runtime, também conhecido como Adobe AIR, originalmente chamado de Apollo, é um projeto multi-plataforma cujo o objetivo principal é desenvolver aplicativos RIA para desktop utilizando as habilidades que o desenvolvedor já possui sobre HTML, AJAX, Flash e Flex.
As aplicações podem ser desenvolvidas da seguinte maneira:
- Usando Flash/Flex/ActionScript
- HTML/Java Script/CSS/Ajax
- Combinação dessas tecnologias
- E você pode também usar PDF em seus aplicativos.
Assim como acontece no Flash (que precisa do Flash Player), Java (que precisa do Java Virtural Machine), o AIR também precisa de um runtime Environment que pode fazer o download gratuidamente no site da Adobe. A Adobe escolheu esse tipo de distribuição para evitar que os aplicativos ficassem pesados, e assim ficar fácil a distribuição tanto para Windows, Mac e Linux.
Mas eu vejo um problema nisso. Baixei alguns aplicativos, e eles apresentaram problemas de incompatilibidade. Alguns pediam a versão beta 1 do Runtime, outros a versão beta 2, e com isso eu estou sempre desinstalando e instalando outra versão para testar as aplicações.
As formas para distribuir o Runtimem do AIR são:
- Junto com o aplicativo feito com o AIR.
- Download pelo site da adobe, pela API do Apollo você poderá verificar se o usuário já possui o runtime, caso contrário, a aplicação faz o download no site da Adobe. É como já ocorre com o Flash Player.
Algumas funcionalidades da API do AIR incluem:
- Aplicativos que rodarão tanto offline quanto online.
- Aplicativos que podem rodar como background.
- Suporte a HTTP, XML-RCP/SOAP/Web Services.
- Suporte a protocolo Binário e XML Sockets.
- FILE I/O.
- Local storage/Settings API.
- Custom Chrome(Shape,alpha), estilos das janelas.
Os aplicativos feitos com AIR permitem total integração com o ambiente Desktop como:
- Criação de instaladores
- Atalhos
- Drag and Drop
- Clipboard
- Executar aplicativos nativos dos sistemas operacionais.
- Cross Application communication
- Notificações
AIR também pode suportar algumas linguagens de script:
- ActionScript 3 - Flash/Flex
- Java Script - HTML/CSS/AJAX
- Acesso completo ao Flash Player, HTML DOMs e APIs.
Quanto aos componentes de desenvolvimento:
- O Apollo Framework é desenvolvido baseado no Flex Framework.
- Os componentes do AIR são os mesmos do Flex, com a diferença que eles possuem acesso a API do Apollo.
- Você pode criar HTML/Java Script baseado nos componentes do AIR.
O engine HTML do AIR é o Webkit, o mesmo usado pelo Safari, navegador usado no Mac e para celulares, sendo leve e de código fonte aberto.
Eu conheci o Adobe AIR quando, através do site futuro.vc, eu fiquei sabendo sobre o Analytics Report Suite (Google Analytics AIR Beta), que como o próprio nome sugere, é um cliente para você acompanhar os relatórios do Google Analytics de forma fácil em seu desktop. O aplicativo é fantástico e eu recomendo.
Fiquei tão impressionado que eu procurei saber o que era esse AIR.
Depois que eu estava com uma idéia mais ou menos sobre o que era, eu lembrei de uma época que eu jogava Pokémon no computador. Vocês lembram daqueles emuladores para Gameboy que tinham os roms Pokeblue, Pokeyellow, Pokered? Pois é, eu jogava :D
Para me ajudar no durante o jogo eu tinha uma Poké-agenda feita em HTML com alguns arquivos SWF que tinham a voz do narrador (Dexter) falando sobre todos os bixinhos. Tinha que fazer dois arquivos para poder fazer ela abrir em uma janela popup no tamanho correto, e eu era louco para transformar aquilo em um aplicativo, mas na época eu não conhecia absolutamente nada sobre programação. Com o Adobe AIR isso se tornaria bem mais fácil.
Se programa em Javascript e quiser fazer algo com Adobe AIR, eu sugiro que baixe o livro "Adobe AIR for Javascript Developers".
Alguns exemplos de aplicativos feitos com Adobe AIR:
Referências:
Veja também:
4 comentários:
Mais um material interessante sobre o AIR. Esse já foi para o del.icio.us.
Pelo menos o tempo que eu passei pra terminar esse pots já rendeu um comentário de um cara que eu respeito na blogosfera :D
Além de, claro, conhecer um pouco mais dessa tecnologia fantástica da Adobe.
Fiquei até emocionado *__*
xD
Muito legal o post, além de passar um visão geral clara e direta sobre o assunto (até para quem não conhecia quase nada a respeito) sugere uma boa base de exemplos pra nos mostrar que é mais uma que veio para ficar.
é sempre bom estar de olho nas novidades, valeu pelo post.
Obrigado Binho. =)
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