segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Algumas informações sobre o Adobe AIR

Compartilhe este texto via Twitter

Já pensou em transportar suas aplicações web para desktop? Com o Adobe AIR agora ficou fácil fazer isso.



Adobe Integrated Runtime, também conhecido como Adobe AIR, originalmente chamado de Apollo, é um projeto multi-plataforma cujo o objetivo principal é desenvolver aplicativos RIA para desktop utilizando as habilidades que o desenvolvedor já possui sobre HTML, AJAX, Flash e Flex.

As aplicações podem ser desenvolvidas da seguinte maneira:


  • Usando Flash/Flex/ActionScript
  • HTML/Java Script/CSS/Ajax
  • Combinação dessas tecnologias
  • E você pode também usar PDF em seus aplicativos.



Assim como acontece no Flash (que precisa do Flash Player), Java (que precisa do Java Virtural Machine), o AIR também precisa de um runtime Environment que pode fazer o download gratuidamente no site da Adobe. A Adobe escolheu esse tipo de distribuição para evitar que os aplicativos ficassem pesados, e assim ficar fácil a distribuição tanto para Windows, Mac e Linux.

Mas eu vejo um problema nisso. Baixei alguns aplicativos, e eles apresentaram problemas de incompatilibidade. Alguns pediam a versão beta 1 do Runtime, outros a versão beta 2, e com isso eu estou sempre desinstalando e instalando outra versão para testar as aplicações.

As formas para distribuir o Runtimem do AIR são:
  • Junto com o aplicativo feito com o AIR.
  • Download pelo site da adobe, pela API do Apollo você poderá verificar se o usuário já possui o runtime, caso contrário, a aplicação faz o download no site da Adobe. É como já ocorre com o Flash Player.

Algumas funcionalidades da API do AIR incluem:
  • Aplicativos que rodarão tanto offline quanto online.
  • Aplicativos que podem rodar como background.
  • Suporte a HTTP, XML-RCP/SOAP/Web Services.
  • Suporte a protocolo Binário e XML Sockets.
  • FILE I/O.
  • Local storage/Settings API.
  • Custom Chrome(Shape,alpha), estilos das janelas.

Os aplicativos feitos com AIR permitem total integração com o ambiente Desktop como:
  • Criação de instaladores
  • Atalhos
  • Drag and Drop
  • Clipboard
  • Executar aplicativos nativos dos sistemas operacionais.
  • Cross Application communication
  • Notificações

AIR também pode suportar algumas linguagens de script:
  • ActionScript 3 - Flash/Flex
  • Java Script - HTML/CSS/AJAX
  • Acesso completo ao Flash Player, HTML DOMs e APIs.

Quanto aos componentes de desenvolvimento:
  • O Apollo Framework é desenvolvido baseado no Flex Framework.
  • Os componentes do AIR são os mesmos do Flex, com a diferença que eles possuem acesso a API do Apollo.
  • Você pode criar HTML/Java Script baseado nos componentes do AIR.

O engine HTML do AIR é o Webkit, o mesmo usado pelo Safari, navegador usado no Mac e para celulares, sendo leve e de código fonte aberto.

Eu conheci o Adobe AIR quando, através do site futuro.vc, eu fiquei sabendo sobre o Analytics Report Suite (Google Analytics AIR Beta), que como o próprio nome sugere, é um cliente para você acompanhar os relatórios do Google Analytics de forma fácil em seu desktop. O aplicativo é fantástico e eu recomendo.

Fiquei tão impressionado que eu procurei saber o que era esse AIR.

Depois que eu estava com uma idéia mais ou menos sobre o que era, eu lembrei de uma época que eu jogava Pokémon no computador. Vocês lembram daqueles emuladores para Gameboy que tinham os roms Pokeblue, Pokeyellow, Pokered? Pois é, eu jogava :D

Para me ajudar no durante o jogo eu tinha uma Poké-agenda feita em HTML com alguns arquivos SWF que tinham a voz do narrador (Dexter) falando sobre todos os bixinhos. Tinha que fazer dois arquivos para poder fazer ela abrir em uma janela popup no tamanho correto, e eu era louco para transformar aquilo em um aplicativo, mas na época eu não conhecia absolutamente nada sobre programação. Com o Adobe AIR isso se tornaria bem mais fácil.

Se programa em Javascript e quiser fazer algo com Adobe AIR, eu sugiro que baixe o livro "Adobe AIR for Javascript Developers".

Alguns exemplos de aplicativos feitos com Adobe AIR:

Referências:

Veja também:

4 comentários:

Anônimo disse...

Mais um material interessante sobre o AIR. Esse já foi para o del.icio.us.

Anônimo disse...

Pelo menos o tempo que eu passei pra terminar esse pots já rendeu um comentário de um cara que eu respeito na blogosfera :D
Além de, claro, conhecer um pouco mais dessa tecnologia fantástica da Adobe.

Fiquei até emocionado *__*
xD

Anônimo disse...

Muito legal o post, além de passar um visão geral clara e direta sobre o assunto (até para quem não conhecia quase nada a respeito) sugere uma boa base de exemplos pra nos mostrar que é mais uma que veio para ficar.
é sempre bom estar de olho nas novidades, valeu pelo post.

Anônimo disse...

Obrigado Binho. =)

Postar um comentário

 

Nos linkaram

Comentaram

Text

Blog do CTRL+C Copyright © Community is Designed by Bie Blogger Template

Olá Visitante! Se é novo aqui no blog, talvez queira assinar o nosso RSS feed para Receber atualizações diárias em seu e-mail, é grátis!